A Osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário que, abordando o indivíduo de uma forma global centra o tratamento nas causas e não apenas nos sintomas que este apresenta. O principal objetivo é identificar as restrições de movimento e da função em relação com os sintomas do utente.
O tratamento abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social do indivíduo no seu contexto assentando no princípio de auto-regulação do corpo.
Área de intervenção
Osteopatia Estrutural (Músculo-Esquelética)
Uma abordagem terapêutica exclusivamente manual que, intervindo sobre os diferentes sistemas e tecidos do corpo, visa eliminar a dor, restabelecer o movimento, a função e vascularização normais. Numa disfunção osteopática, são criadas condições para que a globalidade fisiológica perca o seu normal funcionamento e seja criado um quadro de restrição inflamando e gerando dor.
Osteopatia Visceral
Restaurar a mobilidade, favorecer a vascularização e inervação das diferentes vísceras melhorando, a funcionalidade do corpo. Pela relação anatómica que as vísceras estabelecem com os outros sistemas do nosso corpo previne quadros de dor aguda e crónica relacionados com patologia não médica/funcional dos órgãos.
Osteopatia Craniana
Baseia-se nos conhecimentos de anatomia, neuroanatomia e fisiologia para, através da aplicação de técnicas manuais nos ossos do crânio, melhorar a mobilidade interna dos mesmos, equilibrar tensões musculares, membranosas/membranas intra-craniais e neuro-vasculares.